Para promover mais segurança para a categoria e a população que tem acessado o serviço bancário neste momento de pandemia, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região solicitou a testagem dos trabalhadores bancários em todas as 45 cidades da base da entidade.
A medida tomou como referência a indicação de testagem dos trabalhadores da saúde que estão em contato direto com a população. A grande procura por serviço bancário tem sido uma realidade que o Sindicato tem alertado desde o começo da pandemia, retratando as aglomerações nas proximidades das agências. Neste cenário, a categoria bancária, que não está em homeoffice, está diariamente em risco, mesmo com o uso de equipamento de segurança, pois está em contato direto com a população e sendo os responsáveis por atender o fluxo do pagamento do auxílio emergencial.
Na semana passada, o pedido havia sido protocolado na prefeitura de Vitória da Conquista, após o anúncio de que o município começará a realizar testagens nos profissionais da saúde. O Sindicato ainda aguarda resposta da prefeitura.
“Assim como os trabalhadores da saúde, os bancários também continuam prestando atendimento e tendo contato com a população, o que tem colocado a categoria em posição de risco constante de contaminação, por isso solicitamos a todos os municípios da nossa base que realizassem a testagem em massa dos bancários para que possamos proteger a categoria e seus familiares de eventual contaminação”, aponta Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.