A Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) se reuniu, por videoconferência, com a direção do banco na tarde desta quarta-feira (8/7) para discutir o calendário de retorno do teletrabalho. As partes conversaram também sobre os protocolos para impedir a contaminação dos trabalhadores pelo coronavírus (Covid-19).
A direção do BNB confirmou que o retorno dos funcionários que estão em teletrabalho acontecerá em quatro fases. A primeira está prevista para começar no dia 3 de agosto. A segunda, em 17 de agosto. A terceira, 8 de setembro e a quarta e última fase em 21 de setembro.
Sobre o retorno, é compreensão da diretoria do BNB e das representações sindicais que o calendário não pode ser algo fechado, engessado e que pode sofrer alterações até por unidade, a depender de cada caso e do momento da situação da pandemia na localidade, onde devem ser ouvidas, inclusive, as representações sindicais.
Equipamentos e protocolos
Os representantes dos empregados cobraram ainda da direção do banco que todas as unidades tenham à disposição equipamentos de proteção e segurança para os trabalhadores como máscaras, álcool gel, faceshield e separador de acrílico, além de medidor de temperatura. O BNB informou que as agências foram orientadas sobre a aquisição do material.
O banco informou também a disponibilização do “Programa de bem com você mesmo”, que oferece apoio psicológico aos funcionários que se sentirem apreensivos com os problemas decorrentes da pandemia do Covid-19. A empresa disponibilizou uma caixa postal eletrônica para que possam ser feitas as demandas e esclarecimentos sobre a pandemia no BNB, a “Central covid-19”.
A CFBNB cobrou novamente do banco maior agilidade nas ações de combate ao Covid-19 , principalmente na higienização das unidades e afastamento dos funcionários, quando alguém testar positivo para a doença, com testagem de todos os trabalhadores.
Vale transporte
Após cobrança da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, o BNB informou que resolverá ainda esta semana, o problema dos funcionários que estavam com dificuldade de uso do vale-transporte devido à pandemia.
A CNF informou também à direção do banco que a Congresso dos Funcionários acontece nesta sexta e sábado ( 10 e 11/7) , com a definição da pauta de reivindicações específica, que logo será entregue para o início das negociações da campanha nacional 2020.
O diretor da Feebbase Waldenir Britto avaliou como positiva a primeira reunião da Comissão com o novo diretor de Administração do BNB, Haroldo Maia. “Esclarecemos a questão das dificuldades pontuais de algumas unidades em agir prontamente nos casos envolvendo o covid-19, bem como, no tratamento que se dá a alguns funcionários em teletrabalho, com cobranças, sem levar em consideração as condições de trabalho do funcionário em sua residência, desde o Sistema do BNB, até técnicas de internet e equipamentos. Também registramos casos de funcionários obrigados a tirar férias ou mesmo sendo apenas comunicados das férias, sem nenhuma negociação. Esperamos que após essa conversa, tais casos possam zerar, com a devida orientação da direção do BNB aos gestores das unidades”, complementou.
Os bancários foram representados na reunião pelo diretor da Feebase Waldenir Britto; a diretora do Sindicato da Bahia Jeane Marques, o diretor do Sindicato de Sergipe João Wellington, além de representantes dos sindicatos do Ceará, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Piauí.
Pelo BNB, participaram o diretor de Administração, Haroldo Maia; o superintendente de Desenvolvimento Humano, Marcos Marinelli, e a Gerente do Ambiente de Gestão de Pessoas, Bibiana Colares.
Fonte: FEEB/Ba Se