Home / Antiga / Assembleia delibera greve para o dia 6

Assembleia delibera greve para o dia 6

""

Na noite da última terça-feira (29), os bancários que compõem a base de Vitória da Conquista e região estiveram reunidos em assembleia. Após avaliação da contraproposta oferecida pelos bancos, a categoria recusou, por unanimidade e deliberou pela deflagração da greve por tempo indeterminado, a partir do dia 06 de outubro.
A Campanha Nacional dos Bancários teve início no dia 11 de agosto com a entrega da minuta à Fenaban. Após quatro rodadas de negociação, os representantes dos bancos se negaram a assumir compromisso com a manutenção dos empregos e não propuseram melhoria das condições de trabalho, da segurança e da igualdade de oportunidades. No último dia 25, os bancos apresentaram a pior proposta de ajuste da remuneração dos últimos anos: 5,5% em todas as verbas, sendo que a categoria reivindica 16%. O valor oferecido pela Fenaban nem mesmo repõe a inflação, que chegou a 9,88% até o início de setembro.
Para a categoria a proposta apresentada está distante de atender o que está sendo reivindicado. “A Fenaban ridicularizou todos os bancários. É uma categoria que favorece e muito os seus lucros. É importante que tenhamos essas assembleias para que a gente possa definir nossos métodos e estratégias. Através disso a gente vai receber nosso aumento real, não essa merreca que eles têm oferecido. Essa proposta merece ser jogada no lixo”, compreende Rodrigo Encaua do Bradesco/ Vitória da Conquista.
A categoria não concordou com a indicação da data do Comando Nacional, mas entendeu a necessidade de manter a unidade para fortalecer o movimento. “Apesar de achar o dia 6 uma data distante, não devemos entrar em uma greve sozinhos. É preciso que estejamos unidos e que aproveitemos esta semana para mobilizar e convencer os outros colegas que estão indecisos a participar do movimento”, afirma Rodrigo Maia, diretor de Assuntos Jurídicos do SEEB/VCR.
Os bancários seguem em mobilização. Na assembleia a categoria concordou em vestir a camisa da Campanha na segunda-feira (5) que antecede a greve, como forma de demonstrar a união da categoria e esclarecer a população sobre as pautas de reivindicação. Ainda no dia 5 acontecerá a assembleia, às 18h, na sede do Sindicato, para organização das ações de greve ou deliberar sobre uma nova proposta, caso seja apresentada pelos bancos.

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "