Após o mês de outubro ter sido dedicado ao alerta para a importância da prevenção do câncer de mama, chegamos ao Novembro Azul. Este é o momento de lembrar sobre a prevenção do câncer de próstata, que atinge cerca de 69 mil homens no Brasil, anualmente.
O movimento é mundial e surgiu na Austrália há 12 anos. Seu foco principal são os homens com idade a partir dos 50 anos, principalmente aqueles que fazem parte do grupo de risco – afrodescendentes, homens com histórico familiar de câncer de próstata, além de fatores hormonais e ambientais que favorecem o aparecimento da doença. Hábitos alimentares inadequados, sedentarismo e excesso de peso também entram na lista.
Assim como o de mama, o câncer de próstata é uma doença silenciosa, e quando os sinais aparecem é porque o quadro já está bastante avançado. Os sintomas mais comuns são: dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e presença de sangue na urina. Por isso, fique atento e procure um médico regularmente, como forma de se prevenir e possibilitar um diagnóstico precoce da doença.
Para a diretora de Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador do SEEB/VCR, Maria Eneide Lima, nem o preconceito nem a correria do dia-a-dia podem ser usados como argumento para não se cuidar. “Sabemos que os homens têm uma certa resistência para fazer o exame de próstata e, além disso, os bancários têm uma rotina muito corrida. Mas a saúde deve ser vista como prioridade. É preciso encontrar um tempinho para consultar um médico e buscar medidas de prevenção”, conclui.
Veja Mais!
Violência contra mulher é física e social
" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "