Na noite desta segunda-feira (31), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realiza a Plenária Ampliada com a categoria para debater sobre a Campanha Nacional deste ano. Ainda hoje, das 12h às 23h59, bancárias e bancários da base da entidade participam da consulta assemblear que definirá sobre a proposta apresentada na última rodada de negociações e as minutas específicas do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.
Neste mês de agosto o Comando Nacional dos bancários iniciou as negociações junto à Federação Nacional dos Bancos – Fenaban e, só após a realização de 14 mesas de negociação apresentou a proposta de reajuste de 1,5% nas verbas de salário para este ano, mais a manutenção dos direitos.
O cenário de pandemia revelou a contradição do setor bancário, de um lado tem quem lucra e do outro lado, quem sofre com as consequências do sucateamento para garantir a ampliação dos lucros a todo custo. As longas filas de espera para o atendimento bancário se tornaram uma realidade em todas as regiões do Brasil. Neste mesmo lado estão as trabalhadoras e trabalhadores do setor que vivem o aprofundamento da exploração do trabalho com as jornadas de trabalho estendidas e ameaças de retirada de direitos. Enquanto isso, os banqueiros seguem lucrando mesmo em um cenário de recessão econômica.
A realização de uma Campanha Nacional unificada tem sido importante para construção da resistência da categoria contra a retirada de direitos. “A Campanha Salarial das bancárias e bancários avança, apesar dos ataques sofridos por todos os segmentos de trabalhadores do país, desde a reforma trabalhista do governo Michel Temer e dos constantes ataques promovidos pelo governo Bolsonaro. Seguindo a linha do governo Federal, os bancos tentaram todo custo retirar direitos e achatar os salários da categoria, mas o Comando Nacional dos Bancários e a organização nacional da categoria estão sendo fundamentais para resistir e conseguir manter os direitos conquistados nos últimos anos. Vamos nos reunir virtualmente para avaliar e deliberar sobre as propostas apresentadas pelos bancos”, avalia Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.
Acompanhe em nosso site dos bancários de Vitória da Conquista e Região as negociações.