Na próxima quarta-feira (7/10), às 11h (horário de Brasília), acontece o 1º Encontro Internacional em Defesa das Empresas e Serviços Públicos – Fórum das Américas em Defesa dos Empregos, Empresas e Serviços Públicos de Qualidade.
O evento, que reúne diversas categorias profissionais em 150 países e todas as regiões do mundo, tem a proposta de organizar e globalizar o debate sobre o papel do Estado e a importância dos serviços e empresas públicas, para garantir cidadania à população, em especial neste momento de pandemia. Além a discutir a atuação fundamental dos sindicatos e entidades e denunciar globalmente os malefícios das privatizações, que resultam em demissões, serviços de pior qualidade e preços mais altos para a população.
Em decorrência da pandemia, o encontro será virtual, com transmissão cruzada por várias entidades, marcado para às 11h no horário de Brasília. A inscrição poder feita através do link bit.ly/oPublicoemMaosPublicas ou leitura no QR Code da imagem.
A programação deverá ser dividida em dois blocos, com a participação de representantes de sindicatos e entidades, entre os quais Rafael Freire, secretário-geral do Central Sindical das Américas, em nome do Conselho Global da União das Américas; Daniel Chávez (TNI); Susana Ruiz Rodríguez (Oxfam); Edwin Palma (USO-Colômbia) e Rita Serrano, do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas. Também é prevista a participação de Maria Fernanda Coelho, ex-presidenta da Caixa Federal, e de Ernesto Murro, ex-ministro do Trabalho e Seguridade Social do Uruguai.
Os relatos de experiências sindicais deverão reunir variadas categorias. Além da UNI América e do Comitê participam da organização do encontro a IndustriALL Global Union (trabalhadores em mineração, energia e manufatura); ITF – Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes; BWI – Internacional dos Trabalhadores da Construção e Madeira; EI – Internacional da Educação, PSI – Internacional de Serviços Públicos, e a CSA, Confederação Sindical das Américas.