O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realiza, no dia 5 de dezembro, o XI Congresso Regional dos Bancários.
O espaço deliberativo está previsto no estatuto da entidade e tem como um dos seus objetivos o debate de temas relevantes sobre a atual conjuntura da categoria bancária, além da situação política, econômica e social do país para definir o plano de luta para os próximos anos. O tema proposto para nortear as discussões desse ano é “Combater o capitalismo: pela vida, por emprego, direitos e democracia”.
O Congresso é o fórum máximo de deliberação do Sindicato, onde são discutidas as propostas de alteração do estatuto que rege a entidade. Para garantir a pluralidade de ideias e proposições, o encontro é aberto para todas as bancárias e bancários filiados, que podem contribuir com o seu direito de voz. Os encaminhamentos são votados pelos delegados eleitos por toda base.
A eleição das delegadas e delegados que participarão do Congresso teve início no último dia 28 e vem acontecendo de forma presencial, durante o trabalho de base da diretoria. Para concorrer, basta ser filiado ao SEEB/VCR.
Segundo o regulamento do Congresso, a proporção será de um eleito para cada 20 filiados, ou fração de 10, garantindo pelo menos um delegado. Além disso, serão considerados delegados natos os diretores do Sindicato, da Federação e os delegados sindicais.
Em razão da pandemia, pela primeira vez, o Congresso Regional acontece por meio de videoconferência. Contudo, para o presidente Leonardo Viana, a distância não irá afetar os debates e as decisões da categoria. “O Congresso vai acontecer de forma inovadora, por videoconferência, o que vai facilitar a participação principalmente para quem reside distante da sede do Sindicato. Esperamos uma grande participação das delegadas, dos delegados e dos demais colegas, pois o espaço vai acontecer pelo Zoom e vai ser transmitido em tempo real também pelo YouTube”, considera Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.