A data lembra a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e a eliminação do capacitismo
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente no dia 3 de dezembro. A data tem por objetivo lembrar a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e a eliminação do capacitismo – discriminação e o preconceito social contra deficientes.
Nesse ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o tema ‘Construir melhor: em direção a um mundo pós-covid inclusivo, acessível e sustentável’. Além de todos os problemas enfrentados, a pandemia do novo coronavírus piorou ainda mais a procura por trabalho dos profissionais com deficiência, 93% relatam dificuldades, segundo pesquisa realizada pela empresa brasileira Catho.
O problema não é novo e está longe de ser resolvido. Apesar da lei de cotas, no ano passado, apenas 1,75% dos empregados da Caixa eram PCDs. A Lei de Cotas Nº 8.213 determina que empresas com 100 ou mais funcionários são obrigadas a preencher de 2 a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. Além de não contratar, a Caixa ainda realiza demissões em período probatório.
A data de hoje exige que toda as pessoas olhem para essa causa e se esforcem de forma efetiva para eliminar a exclusão no mercado de trabalho, na educação e em todos os âmbitos da sociedade.
Fonte: Fenae