A construção dos sindicatos partiu da necessidade de equilibrar as negociações entre patrões e trabalhadores. A partir dessas organizações de representação, trabalhadoras e trabalhadores passam a ser representados de forma coletiva na luta pela conquista de direitos, em busca de uma relação de trabalho menos desigual. Da mesma forma, as Federações foram criadas para fortalecer a unidade das categorias de forma regional e nacional.
Com o objetivo de fortalecer a luta da categoria bancária pelos próximos anos, o 15º Congresso da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, aconteceu no último final de semana e mostrou mais uma vez a unidade destas trabalhadoras e trabalhadores. Contando com 129 participantes, entre delegados e delegadas eleitos, suplentes e observadores, o evento contou com a participação de representantes de todas as bases para construir um plano de ação e a eleger o corpo diretivo da entidade para o quadriênio de 2021 a 2025.
“O Congresso aconteceu em um momento de dificuldades e de inovações para a organização do movimento sindical em todo o país, ainda assim foi um grande evento que contou com a participação ampla de bancários e bancárias, que se mantiveram mobilizados do início até o fim. Tenho certeza que a nova diretoria eleita terá muita luta pela frente nesses próximos 4 anos e caminharemos juntos nos enfrentamento em defesa da categoria e das demais organizações de trabalhadores. Deixo meus parabéns a Federação por mais esse grandioso evento e desejo sucesso para a nova gestão da nossa FEEB”, destaca Leonardo Viana, presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.
Hermelino Neto, bancário do Itaú, foi reeleito presidente da Feebbase, tendo como vice-presidente José Antônio dos Santos, bancário do Santander, e secretário Geral Emanoel Souza, bancário da Caixa. Além disso, também foram eleitos representantes regionais da Federação, para atuarem em suas bases. Na região do SEEB/VCR, os diretores da Federação serão Cátia Rose Ferraz (Itaú), Vanessa Amorim (Bradesco), Cláudio Menezes (BB), Milton Fernandes (Bradesco) e Paulo Sérgio Azevedo (Bradesco).
“Participar do XV Congresso da Federação foi mais uma vez uma experiência enriquecedora. Conseguimos refletir sobre a nossa realidade a parte das palestras que participamos, com a técnica do Dieese Ana Georgina, sobre a realidade do Home Office e também com Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato de Salvador, que falou da conjuntura atual da política.O sentimento que nos deixou é que saímos desse Congresso com a convicção de que estamos mais fortalecidos nessa tarefa de mobilizar a luta da categoria em nossas bases”, avaliou Milton Fernandes, bancário do Bradesco e diretor pela Federação.