Na última terça-feira (23), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região participou de uma audiência promovida pelo Ministério Público do Trabalho para apurar as denúncias de descumprimento do registro de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) por parte do Bradesco.
A empresa deve emitir a CAT quando for comprovada a doença profissional, documentando também a Declaração do Último dia Trabalhado (DUT).
O SEEB/VCR apurou as constantes negativas do banco em promover os registros, contrariando a CLT e a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, e fez a denúncia dos casos ao órgão fiscalizador.
“Na apresentação dessa denúncia pudemos apresentar mais de 40 documentos, entre solicitações de abertura de CAT’s, declarações de último dia trabalhado e CAT’s que emitimos e não tivemos a devida resposta do banco. Causou surpresa ao MPT a quantidade de comunicados emitidos pelo Sindicato devido a inércia do banco e esperamos que a omissão dessa obrigação pelo Bradesco seja punida exemplarmente para desencorajar o banco a continuar prejudicando os seus trabalhadores. Em tempo, lembramos que os departamentos de Saúde e Jurídico do SEEB/VCR continuam funcionando plenamente para atender aos nossos filiados quando o banco negar o direito a emissão da CAT, bastando o bancário entrar em contato (Tel.: 3424-1620/3424-20162. E-mail: [email protected]) e agendar um horário para atendimento”, afirma Leonardo Viana, presidente do Sindicato.