A última sexta-feira, dia 2, foi também o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 18 de dezembro de 2007, para lembrar a sociedade sobre a importância de desmistificar e conscientizar acerca do Autismo.
O autismo é um transtorno no desenvolvimento neurológico caracterizado por dificuldades, em maior ou menor grau, na comunicação, na interação social e no comportamento, que segue um padrão restrito e repetitivo. Ainda não se conhecem as causas, mas acredita-se que o Transtorno do Espectro Autista – TEA é multifatorial, com aspectos genéticos e ambientais (relacionados ao período gestacional).
No ano de 2017, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estimou que de cada 160 crianças no mundo, uma tem autismo e a incidência entre os homens é cinco vezes maior do que entre as mulheres. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 70 milhões de pessoas autista, sendo aproximadamente dois milhões de brasileiras.
A luta das pessoas autistas e suas famílias tem um histórico que tem rompido barreiras. Mesmo com algumas conquistas, principalmente no campo jurídico, ainda são constantes as batalhas que sejam respeitadas as garantias da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Constituição Federal.
Em Vitória da Conquista, a Associação Conquistense para Atendimento Especializado à Pessoa Autista – ACAEPA, foi fundada em 11 de fevereiro de 2017, com o objetivo unir forças para lutar por uma melhor qualidade de vida da pessoa autista e de seus familiares. Foi o sonho de uma mãe, Vitória Aparecida, que junto a outras mães tem construído a missão de viabilizar o atendimento especializado, com um conjunto integrado de ações numa perspectiva interdisciplinar e multifuncional.
A associação tem uma sede onde são disponibilizados os atendimentos, no bairro Zabelê. Para manter este espaço, a associação promove campanhas de arrecadação. E neste mês de abril o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região convida a categoria a ajudar este espaço a garantir estrutura para continuar prestando esse serviço fundamental para a população conquistense.
Para saber mais como ajudar acesse o site da ACAEPA. Para quem está em Vitória da Conquista, a associação dispõe de um motoboy para retirada de doações. Mais informações pelo telefone: (77) 3426-9531, ou no e-mail: [email protected].