Na última segunda-feira (19), a Federação dos Bancários da Bahia e de Sergipe realizou uma plenária com os trabalhadores da Caixa Econômica Federal. Participaram do encontro virtual mais de 380 bancárias e bancários que debateram o processo de desmonte do banco e da precarização do trabalho.
No encontro ficou explícito que existe um clima de insatisfação entre os trabalhadores com o risco de privatização, com o caos no funcionamento da empresa e com a evidente falta de empregados, agravada pela pandemia.
Como forma de luta, os trabalhadores indicaram a realização de assembleias específicas em todas as bases sindicais para apreciação e deliberação sobre a proposta de decretação de Estado de Greve e indicação de paralisação por prazo determinado.
Entre as principais pautas da mobilização estão a contratação de mais funcionários, a defesa da Caixa contra o IPO da Caixa Seguridade, o pagamento integral da PLR Social e a assinatura de um Acordo Complementar regulamentando o teletrabalho.
“A realização das plenárias interestaduais são importantes para criar o cenário de mobilização da categoria em defesa do banco como patrimônio público e da manutenção dos direitos dos bancários e bancárias da Caixa, ainda mais diante do cenário de ataques que a Caixa vem sofrendo por parte do governo Bolsonaro e de Paulo Guedes”, afirma Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.