Na noite desta quinta-feira (29), bancárias e bancários da base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região aprovaram por unanimidade o balanço patrimonial do ano de 2020.
A reunião foi iniciada com a apresentação da convocatória da assembleia, em seguida foram apresentados todos os resultados. O ano de 2020 foi um ano atípico para a vida financeira do Sindicato porque a partir do mês de março, devido à pandemia da Covid-19, foram restringidas as atividades presenciais. Com isso, não foram realizados os eventos tradicionais que a entidade costuma promover para mobilização e integração da categoria.
Ainda no início do ano foi possível realizar a comemoração dos 59 anos do SEEB/VCR e a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Além disso, o ano de 2020 ficou marcado com a realização de campanhas, como alternativa neste novo cenário da pandemia. Ficaram destacadas a Campanha em Defesa da Caixa 100% Pública, pela Valorização do Banco do Brasil e outra em Defesa dos Bancos Públicos.
Preocupados com a preservação dos funcionários que trabalham no Sindicato, no ano passado foram realizadas testagens e sanitização da sede quando houve suspeita de contaminação. No enfrentamento a Covid-19 também foram confeccionadas máscaras para distribuição na base.
Ao final foi apresentado o parecer do Conselho Fiscal aprovando as contas apresentadas.
“Temos tido um grande desafio em dirigir uma entidade de classe em um momento como o que estamos passando no Brasil. Após a eleição, ficou clara a intenção do governo em atacar os Sindicatos e Federações. Ao realizar uma prestação de contas com um saldo positivo, passamos a ter mais solidez em nossas lutas, conseguindo ter uma maior autonomia para construir ações de denúncia e mobilização. Seguimos com esse trabalho de transparência para que a categoria esteja sempre ciente sobre a saúde financeira do Sindicato e busque contribuir para melhorar”, avalia Jornan Almeida, diretor Financeiro do SEEB/VCR.