Valéria Correia – CEF/Vitória da Conquista
O Primeiro Encontro interestadual de bancárias da Bahia e Sergipe foi um momento singular no debate de empoderamento da mulher na sociedade, sobretudo ante a conjuntura político-econômica atual, e contou com a participação de grandes mulheres, suas histórias de vida, lutas, lançando uma perspectiva de que a igualdade de gênero deva se consolidar o quanto antes para que possa se mitigar a luta de classes.
Embora ainda vivamos numa sociedade machista e patriarcal estamos, por mérito, cada vez mais envolvidas nos processos decisórios, numa luta contínua, diária, com muitos paradigmas ainda a se quebrar, muito espaço para se conquistar e o direito para tal tem que nos ser assegurado plenamente.
Daniele Couto – CEF/Vitória da Conquista
Os espaços sindicais e políticos costumam ser muito dominados pelos homens. Dessa forma, um evento voltado para o público feminino e para discutir a luta das mulheres na sociedade é de extrema importância pois fortalece a voz contra o machismo e o patriarcado. Esses elementos estão intrinsicamente ligados ao capitalismo opressor e fortalecer a luta das mulheres é fortalecer a luta dos trabalhadores contra o imperialismo.
Nilsana Rocha – CEF/Barra do Choça
Participar do 1° Encontro de Bancárias da Bahia e Sergipe foi bastante positivo e engrandecedor. Após encontros assim, onde existe a troca de experiências a ampliação do conhecimento e senso crítico, existe a renovação das nossas forças para a luta por um país melhor, que respeite mais seus trabalhadores e, por fim, como dito por uma belíssima palestrante, a busca por um estado social democrático de direito.