A categoria bancária conquistou uma importante vitória nesta quinta-feira (17): após iniciativa do movimento sindical, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 1011/20, que inclui os bancários e outras categorias no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. O texto segue agora para o Senado.
Na última semana, após várias tentativas dos bancários, o ministro Marcelo Queiroga recebeu os representantes do Comando Nacional e disse que iria analisar, junto com a equipe técnica do Ministério, a inclusão dos trabalhadores no PNI.
Nesta semana, em viagem à Brasília, representantes da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e do Sindicato da Bahia se reuniram com o presidente da Câmara, Arthur Lira, com o Ministério Público do Trabalho e com técnicos do Ministério da Economia. Os dirigentes, apresentaram dados epidemiológicos que comprovam a alta exposição da categoria, o que foi fundamental para a aprovação do PL.
Desde o início da vacinação no país, o movimento sindical tem buscado pautar a imunização da categoria.
Localmente, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região enviou ofícios para as prefeituras dos municípios que fazem parte da sua base solicitando a inclusão nos planos locais. Após contato do SEEB/VCR, diversas câmaras municipais recomendaram a imunização dos bancários.
“A aprovação desse Projeto de Lei na Câmara dos Deputados é uma vitória da mobilização de toda a categoria. Agora, precisamos somar esforços para que o projeto tramite rapidamente e seja aprovado pelo Senado. Mas continuaremos buscando formas de agilizar a vacinação dos bancários, visto que o Ministério da Saúde já reconheceu a autonomia dos municípios para gerir as vacinas e várias câmaras municipais já recomendaram a inclusão da categoria como grupo prioritário na vacinação, só dependendo das prefeituras fazerem a inclusão. Vamos continuar lutando para que a categoria seja vacinada o mais rápido possível”, afirma Leonardo Viana, presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.