Na manhã desta quarta-feira (14), os diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Leonardo Viana e Sarah Sodré, estiveram reunidos com a secretária de Saúde de Conquista, Ramona Pereira, e com a vereadora Viviane Sampaio (PT) para debater a vacinação da categoria no município.
O encontro acontece após o movimento sindical bancário conquistar a inclusão deste grupo de trabalhadores no Plano Nacional de Imunização (PNI). “Foi um avanço essa aprovação do Ministério da Saúde para inclusão da categoria no PNI. Agora a gente conta com a Secretaria Municipal de Saúde para efetuar todos os esforços necessários no sentido que se concretize o direito na prática, com a vacina no braço das bancárias e bancários de Conquista”, considera a vereadora Viviane, que tem encampado a luta pela imunização.
A secretária Ramona garantiu que iria vacinar as bancárias e bancários, assim que chegarem os lotes destinados à categoria pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. “A gente aguarda a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para execução do planejamento de vacinação. Quando o município receber as vacinas para esse grupo prioritário, vamos executar a ação o mais breve possível”, afirmou.
Na reunião ficou estabelecido que o SEEB/VCR vai encaminhar um novo ofício informando a estimativa de bancários residentes em Conquista que ainda não foram imunizados.
O presidente do Sindicato, Leonardo Viana, lembra que alguns municípios já realizaram a vacinação dos funcionários dos bancos. “Esperamos o apoio da Secretaria Municipal de Saúde para poder garantir a imunização dos bancários, ainda mais agora que o Ministério da Saúde já se manifestou pela inclusão da categoria no PNI e a Câmara dos Deputados também aprovou um Projeto de Lei nesse sentido. Como alguns municípios já estão vacinando bancários, a exemplo de Itabuna, Ilhéus e Barra do Choça, acreditamos que Conquista também pode avançar na imunização da categoria”, conclui.
Além de Barra do Choça, na base do Sindicato, os funcionários dos bancos já receberam a imunização em Anagé, Iguaí, Itarantim, Macarani, Nova Canaã e Tanhaçu.