O ato foi organizado pelo Fórum Sindical e Popular
Em todo o Brasil, trabalhadoras e trabalhadores estão ocupando as ruas nesta quarta-feira (18) contra mais um retrocesso proposto por Jair Bolsonaro e seus aliados. A mobilização é um protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32 da Reforma Administrativa.
O movimento está denunciando que a PEC 32 compromete serviços essenciais para a população, como saúde, educação, previdência e outros. Isso significa uma profunda redução do papel Estado.
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região esteve presente na mobilização que aconteceu na Praça Nove de Novembro, com a participação de sindicatos e movimentos populares que compõem o Fórum Sindical e Popular.
Na semana passada, o Comando Nacional dos Bancários aprovou o engajamento da categoria bancária neste dia nacional de luta, por entender que a PEC 32 afeta trabalhadoras e trabalhadores de todas as empresas públicas, incluindo os bancos. A reforma pretende acabar com a estabilidade de futuros servidores, amplia a contratação de comissionados, reduz concursos públicos, acaba com garantias como adicionais por tempo de serviço e promoções de carreira e ameaça a carga horária de trabalho.
“O que a população precisa saber é que apesar de ter o nome de reforma, não tem nada de reforma. É apenas mais uma das medidas do governo Bolsonaro para atacar trabalhadoras e trabalhadores e retirar direitos. Por isso nós bancários estamos aqui reunidos contra a PEC 32 e contra a reforma administrativa. Esse tipo de reforma não resolve o problema do Brasil. Para retomarmos o caminho do processo de crescimento em nosso país é preciso discutir o juros da dívida pública, a participação do capital especulativo na produção das crises que estamos enfrentando hoje e não jogar nas costas dos trabalhadores”, aponta Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.
Confira o vídeo do evento: