O X Congresso dos Bancários de Conquista e Região foi a oportunidade de reunir os representantes eleitos pela categoria,observadores e convidados para discutir e avaliar a participação nos movimentos sociais na atual conjuntura.
Além das alterações estatutárias, ficou o aprendizado da importância das instituições representativas dos trabalhadores manterem sua autonomia e independência frente ao governo, aos partidos políticos e aos patrões. As palestras e as intervenções dos delegados e observadores, conseguiram esclarecer posicionamentos e refletir sobre os prejuízos para os trabalhadores no atual contexto social.
Fundamental também foi a avaliação de que somente com a união dos trabalhadores pode-se ter a manutenção dos seus direitos e a reconstrução da forma de fazer política com a ética e a decência que o povo brasileiro merece.
Por falar em ética, no jornal O Piquete Bancário da semana passada, foi divulgada a imagem de vários ministros nomeados pelo presidente interino Michel Temer. Na mesma semana, foi nomeado o seu líder no governo, o deputado André Moura (PSC-SE), aliado de Eduardo Cunha e acusado de corrupção e tentativa de homicídio. Ele vai negociar em nome de Temer para conseguir aprovar as medidas já anunciadas de cortes e arrocho.
Após 12 dias da nomeação, o Ministro do Planejamento, Romero Jucá, foi demitido após ser flagrado em gravação da Operação Lava Jato.
Não aceitamos as propostas prejudiciais aos trabalhadores apresentadas pelo governo Dilma, e não aceitaremos as do governo Temer. Devemos continuar protestando contra qualquer medida que não seja do interesse da classe trabalhadora, mantendo a independência sem importar qual a bandeira partidária que esteja governando.
Veja Mais!
Violência contra mulher é física e social
" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "