Os bancários já podem começar a planejar como usar a primeira parcela da participação nos lucros e resultados (PLR) de 2021. Conforme estabelecido pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, os bancos têm até o dia 30 de setembro para fazer o pagamento da antecipação aos seus funcionários.
Nos bancos privados, a primeira parcela corresponde a 54% dos salários, mais uma parcela fixa, cujo valor estimado é de R$ 1.677,09, tendo como base a projeção do INPC de 9,95% , acrescido de 0,5% de aumento real. Esse valor pode mudar, caso o INPC acumulado entre 1º de setembro de 2020 e 31 de agosto de 2021 seja diferente de 9,95%.
Além disso, também será paga a parcela adicional que corresponde a divisão linear de 2,2% dos lucros do banco entre todos os empregados.
Caixa
Na Caixa, a primeira parcela corresponde a 50% do valor total da PLR. Na empresa, a PLR é composta por dois módulos: o módulo Fenaban e o módulo Caixa (PLR Social). O módulo Fenaban é formado pela regra “90% do salário + valores fixos”, já a PLR Social é equivalente a 4% do lucro do banco divido para todos os funcionários.
Banco do Brasil
No Banco do Brasil, o modelo da PLR é composto de duas partes: o “módulo Fenaban” e o “módulo BB”. O “módulo Fenaban” compõe-se de 45% do salário paradigma, acrescido de parcela fixa a ser definida pelo banco, para cada semestre.
Já o “módulo BB” constitui-se de duas parcelas: parcela linear de 4% do lucro líquido verificado em cada semestre do exercício de 2020 e 2021, distribuído linearmente entre todos os funcionários; e parcela variável, equivalente à diferença entre o valor correspondente à quantidade de salários paradigma (valor de referência da função exercida no banco) definido pelo banco e a soma do módulo Fenaban e da parcela linear, esta definida no Inciso I do ACT, e vinculada ao cumprimento do Acordo de Trabalho, instrumento utilizado para avaliar o desempenho de cada unidade do Banco, ou Conexão do respectivo semestre de verificação de lucro líquido.
O BB anunciou que fará o pagamento da PLR BB no dia 31 de agosto.
BNB
No BNB, a PLR é composta da regra básica da Fenaban e da parcela adicional, acrescida da distribuição de 3% do lucro líquido do banco (PLR Social).
A antecipação depende do valor provisionado para o banco no balanço. Mas, pode chegar até a 54% do salário, mais parcela fixa semelhante ao dos bancários da rede privada, distribuição de 2,2% do lucro liquido de forma linear, além da PLR social.