A rentabilidade dos bancos já está no nível pré-pandemia. O sistema financeiro registrou lucro líquido de R$ 62 bilhões no primeiro semestre de 2021, 53% acima do registrado em igual período do ano passado e 3% acima do observado no primeiro semestre de 2019. Os dados são do Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central (BC), referente ao primeiro semestre do ano, divulgado nesta segunda-feira (18/10).
De acordo com o BC, a principal causa para a recuperação da rentabilidade é o menor volume de despesas com provisões para devedores duvidosos (pdd), mecanismo usado pelos bancos para diminuir os resultados do ano passado.
Outros motivos apontados para a recuperação dos bancos foram o aumento das receitas com serviços e a redução das despesas administrativas. Neste último, está a economia das instituições financeiras com adoção do teletrabalho, o fechamento de agências e a redução do quadro do pessoal.
Na prática, os lucros dos bancos se mantiveram sempre altos e devem aumentar ainda mais nos próximos meses, mesmo com a crise que atinge os outros setores da economia, devido à pandemia do coronavírus. Tudo isso, às custas da cobrança de tarifas e juros altos dos clientes, além da falta de valorização dos bancários.
Fonte: FEEB/Ba-Se