A campanha do Novembro Azul completa uma década alertando os homens para necessidade de cuidar da saúde e realizar os exames preventivos contra o câncer de próstata. Este é o segundo tipo mais frequente entre os homens, mas as chances são de 90% de cura com o diagnóstico precoce.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, mais de 65 mil homens foram diagnosticados com tumor na próstata em 2020 e quase 16 mil morreram em 2019 por causa dessa doença. Muitas destas mortes poderiam ser evitadas.
A detecção precoce é a melhor forma de aumentar as chances de cura, mas muitos homens não realizam exames com frequência. Uma pesquisa encomendada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que lidera a campanha do novembro azul, mostrou que 62% dos brasileiros só procuram um serviço de saúde quando os sintomas estão insuportáveis.
Com a doença avançada, as chances de cura diminuem e muitos homens perdem a vida.
Procure um médico, faça os exames preventivos.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens sem sintomas ou sem fatores de risco procurem um médico para avaliação sobre o câncer de próstata a partir dos 50 anos. Porém, homens negros ou que tenham um parente de primeiro grau com câncer devem procurar um médico já aos 45 anos.
Fonte: FEEB/BaSe