Na próxima semana, entre os dias 14 a 17 de fevereiro, os funcionários da Caixa Econômica Federal vão eleger sua representação no Conselho de Administração do banco.
O CA é o principal órgão colegiado e de orientação dos negócios da Caixa. É integrado por oito membros, sendo que apenas um deles é eleito pelos empregados. Por isso é de extrema importância de eleger um candidato alinhado com os interesses das bancárias e bancários.
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região apoia a reeleição de Maria Rita Serrano, número 0007, que desde 2017 vem sendo a voz das trabalhadoras e trabalhadores neste espaço de deliberação. Para acompanhar a campanha da candidata nas redes sociais acesse @RitaSerranoCA ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 96188 0437.
Para votar, basta acessar, na intranet do banco, o link eleicao.caixa, utilizando sua matrícula e senha. Podem votar nesta eleição todos os empregados ativos da Caixa.
Conheça a trajetória de Maria Rita Serrano
Mestra em Administração, graduada em História e em Estudos Sociais, com especialização em Governança Corporativa para conselheiros, Rita Serrano, como é mais conhecida, tem longa trajetória no movimento sindical e social. Coordena o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e ocupou diversas funções na Caixa, onde trabalha desde 1989, construindo uma carreira dedicada ao banco público.
Nesse último período no Conselho de Administração, Rita Serrano atuou contra iniciativas de privatização das operações e cobrou respeito aos direitos dos empregados. Em parceria com entidades e parlamentares, esteve na linha de frente do movimento em defesa da Caixa. Foram muitas batalhas: derrubada da CGPAR 23, da MP 995, manutenção do Saúde Caixa, dentre outras. Em março de 2021, uma pesquisa realizada entre os empregados revelou que 94% aprovam o seu mandato.
Entre as propostas para o próximo período estão: continuar na defesa de todas as iniciativas para manutenção da Caixa pública, sustentável, íntegra, focada na melhoria de qualidade de vida dos brasileiros; por políticas de prevenção à covid-19, respeito aos direitos dos empregados, condições de trabalho dignas, garantia do Saúde Caixa e Funcef; investimentos na tecnologia do banco; modelo de governança que democratize a gestão, com mais conselheiros eleitos e respeito à diversidade; ação conjunta com entidades de representação dos empregados.