Nesta quarta-feira (23), a diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região esteve nas agências Itaú/Francisco Santos e Itaú/São Geraldo para promover a entrega de cheques fruto de uma ação coletiva.
Em 2012, o SEEB/VCR pleiteou na Justiça o pagamento do intervalo intrajornada de uma hora, que não estava sendo cumprido para os funcionários com carga diária de seis horas nas ocasiões em que eram necessárias a realização de horas extras.
O resultado favorável do processo retroage em cinco anos, compreendendo bancárias e bancários que adquiriram o direito a partir de 2007, no município de Vitória da Conquista.
O montante faz parte do valor incontroverso, ou seja, que foi reconhecido pelo banco. A ação segue na Justiça e novos valores podem ser pagos futuramente.
“Se não fosse o Sindicato, as empresas privadas não teriam o respeito devido, nem a consideração com as pessoas que eles dizem ser colaboradores. Para eles somos um mero número e se não fosse o SEEB/VCR para promover ações e garantir o cumprimento dos direitos, não teríamos resultados como o que recebemos hoje”, afirma Pablo Bahia, ex-bancário do Itaú.
“O Sindicato possui uma estrutura jurídica atuante e pronta para defender os direitos da categoria. Por isso convido os colegas a buscarem orientação e denunciarem à diretoria os procedimentos que estejam contrários à Lei e à Convenção Coletiva”, afirma Carlos Alberto Gonçalves, diretor do SEEB/VCR.