Na última segunda-feira, dia 12 de abril, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região esteve presente na cidade de Salvador para uma reunião de apresentação da nova estrutura e diretoria da GEPES (Gestão de Pessoas) Nordeste do Banco do Brasil.
No encontro, estiveram presentes representantes dos Sindicatos da Bahia e de Sergipe. Aproveitando o espaço, os bancários discutiram diversas pautas, como: assédio moral, cobrança de metas dos PSO’s, acúmulo de funções, assédio de gestores, entre outras.
Durante o evento, foi apresentado Marcelo Barquet como gerente da GEPES Regional Nordeste, e Pedro Manoel como gerente da GEPES Bahia. Foi informado também que agora as GEPES estaduais ficarão subordinadas à esta Regional.
O presidente do SEEB/VCR Leonardo Viana fez uma crítica a essa nova estrutura: “Estão fatiando os setores, com rebaixamento de nível das gerências estaduais, centralizando a gestão geral de toda a região em um só lugar”, explica.
Viana ainda acrescentou: “Isso tem feito parte de uma política de desmonte do banco, fechando postos de direção e centralizando esse trabalho na mão de poucas pessoas. Com isso, há o sucateamento do setor e aumento da demanda de trabalho de quem fica na gestão dessas regionais. E consequentemente dificulta o acesso dos bancários à estrutura”, conta.
Leonardo enxerga com preocupação essa nova mudança e alerta sobre possível dificuldade na solução das necessidades da categoria: “A perspectiva é que a gente não perca o contato direto com assessoria, para tratar de problemas locais, mas acende um sinal de alerta, porque como a GEPES – BA perde muito da sua autonomia, corremos o risco de ter que esperar um tempo maior para ter as respostas acerca das demandas encaminhadas”, conclui.