Está tudo pronto para o 38º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) e o 33° Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB), que começam na próxima quarta-feira (8/6) e seguem até sexta (10), em formato híbrido. A parte presencial será realizada em São Paulo e a virtual, por videoconferência.
O 38º Conecef terá quatro eixos debate: 1. Defesa dos bancos e empresas públicas; Defesa da Caixa 100% Pública; 2. Saúde e condições de trabalho, incluindo o plano de saúde dos empregados (Saúde Caixa); e Fundo de Previdência dos empregados (Funcef); 3. Manutenção dos direitos atuais e conquistas de novos; Mais contratações; 4. Organização sindical e defesa da democracia.
Os delegados e delegadas serão divididos nos grupos de discussões por eixos e construirão propostas que serão debatidas na plenária final, no sábado, quando será aprovada também a pauta de reivindicações específicas dos empregados da Caixa.
CNFBB
O 33° CNFBB debaterá assuntos específicos dos bancários, como melhores condições de trabalho e mais dignidade para funcionários, além de temas mais amplos como a importância do banco público para o desenvolvimento regional e para o incentivo à agricultura familiar e o papel específico do BB na construção do Brasil que a gente quer.
No último dia do encontro ainda serão debatidos temas ligados à desigualdade de gênero e de raça no trabalho, inclusive de remuneração, além do acesso ao trabalho e à renda pela juventude.
Ao final, os delegados e delegadas do 33° CNFBB aprovarão a pauta com as reivindicações específicas para a campanha nacional 2022.
Fonte: FEEB/BA-SE.