Os trabalhadores do Itaú entregaram, no dia 23, a pauta específica de reivindicações, na sede do banco, em São Paulo. O documento é resultado do Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú, realizado no dia 9 de junho. O diretor do Sindicato, Carlos Alberto Gonçalves, representou a base de Conquista e região no evento.
Entre os temas debatidos no Encontro estiveram: emprego, remuneração, saúde, previdência complementar, diversidade, segurança bancária, condições de trabalho e teletrabalho.
A pauta definida envolve temas importantes e que afetam o dia a dia de trabalho nas agências, como o fechamento de unidades, demissões e a elaboração de um programa justo de remuneração.
“O Itaú teve lucro de quase R$ 27 bilhões no ano passado e somente no primeiro trimestre de 2022 já arrecadou mais de R$ 7 bilhões. Mesmo assim, mantém a política de desvalorização dos bancários, demitindo e fechando agências. Nada justifica a atitude da empresa, que tem precarizado as relações de trabalho e causado o aumento de casos de adoecimento na categoria. Por isso, vamos lutar nessa campanha, não só por salário, mas pela valorização das funcionárias e dos funcionários”, afirma Carlos Alberto Gonçalves.