Nesta segunda-feira (25), comemoramos o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha no Brasil, sendo considerado um marco da união de vozes de mulheres afrodescendentes de todo o continente. A data traz a reflexão a necessidade urgente de denúncia contra o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas, mas também em todo o mundo.
A data foi instituída a partir do primeiro Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas ocorrido em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana. O evento reuniu mais de 300 representantes de 32 países para denunciar opressões e debater soluções para esta população.
No Brasil, a Lei 12.987/2014 estabeleceu a data como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, que além de compartilhar dos princípios do Dia Internacional estabelecido em 1992, também tem o propósito de dar visibilidade para o papel da mulher negra na história brasileira, por meio da figura de Tereza de Benguela.
Evento em Conquista
Em celebração ao Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, o Conselho Municipal da Mulher irá promover a mesa redonda “Mulheres Negras nos Espaços de Poder”.
O evento acontece nesta segunda-feira (25), às 14h, na Rede de Atenção e Defesa à Criança e ao Adolescente (Praça Tancredo Neves, nº 116, Centro).
O evento é aberto para toda sociedade e conta com a participação das convidadas: Ya Rosa d’Oxum, do Conselho de Igualdade Racial; Laiz Gonçalves, do Beco da Dôla; Núbia Moreira, do Conselho da Mulher; e Nildma Ribeiro, diretora da UMB/UMVC e ex-vereadora.