Na última semana, entre os dias 7 e 10, o bancário Orlando Damasceno, que atua no Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC/BB, participou de um dos mais importantes eventos da história do esporte no estado: o Bahia Chess Open, Festival Internacional de Xadrez, em Santo Antônio de Jesus.
O encontro contou com a participação dos maiores expoentes do esporte nacional e renomados mestres internacionais, de países como a Sérvia, Alemanha, Argentina e Uruguai. Mais de 200 enxadristas competiram em diversas categorias, desde escolares, amadoras, universitárias e de alto rendimento.
Enxadrista há 26 anos, Orlando participou do Torneio Clássico e Blitz, e foi patrocinado pelo Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região e pela AABB de Conquista. “O torneio me surpreendeu positivamente quanto ao nível técnico. Vi belas partidas e, já na primeira rodada, tive a honra de jogar com Valentina Magalhães, Campeã Brasileira Sub-10 nos ritmos blitz, rápido e clássico. Estou sem ritmo para jogar torneios que excedam meia hora, pois não competia nesse formato desde 2014. Isso fez a diferença quando joguei com os jogadores mais fortes. Mas, muito além dos resultados esportivos, pude rever amigos de longa data no xadrez e presenciar in loco partidas de jogadores fortíssimos. O Bahia Chess Open foi um evento muito bem organizado, com premiação excelente e também ótimo nível técnico. Espero que tenhamos as próximas edições desta competição e não aconteça como o Porto Seguro Open de Xadrez e tantos outros bons torneios, que não viraram tradição”, considera.