O comandante em chefe da Revolução Cubana, Fidel Castro, morreu na noite de sexta-feira (25), aos 90 anos. Segundo comunicado oficial, emitido pelo irmão e atual dirigente de Cuba, Raúl Castro, Fidel morreu às 22h29. A pedido do próprio Fidel, seu corpo será cremado.
O Conselho de Estado de Cuba decretou nove dias de luto oficial. "Durante a vigência do luto nacional, as atividades e espetáculos públicos cessarão, a bandeira nacional será hasteada a meio mastro nos edifícios públicos e estabelecimentos militares, e as emissoras de rádio e televisão transmitirão uma programação informativa, patriótica e histórica", disse o Conselho em comunicado.
O governo cubano instituiu uma comissão organizadora para as honras fúnebres de Fidel Castro. A partir das 9h da próxima segunda-feira (28), o população poderá prestar homenagem a Fidel no Memorial José Martí, em Havana, até o ínicio de terça-feira (29), dia que terminará com um ato na praça da Revolução Cubana.
Segundo o Conselho de Estado, a transferência das cinzas de Fidel Castro de Havana para Santiago de Cuba, sua cidade de origem, comecará na quarta feira (30) e terminará em 3 de dezembro. Em 4 de dezembro foi convocado outro ato na praça Antonio Maceo, em Santiago, para a cerimônia fúnebre no cemitério Santa Ifigênia.
Fonte: Carta Capital.