Regulador quer acelerar concessão de licenças específicas para cada tipo de serviço bancário; mudança é forma mais rápida de imprimir competição ao setor
Técnicos do Banco Central afirmam que o regulador vai acelerar a concessão de licenças separadas para serviços financeiros, como a emissão de cartões de crédito ou meios de pagamento, como forma de acelerar o processo de competição no setor bancário, massificando a bancarização dos brasileiros.
Recentemente, o chefe de Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Angelo Duarte, afirmou em um evento ocorrido em São Paulo que a concessão dessas licenças modulares facilitou o desenvolvimento e a implementação de novas soluções.
Duarte falou durante o Congresso Brasileiro de Consumidor, em São Paulo, que contou com a participação de representantes das fintechs, do Banco Central e entidades do setor financeiro.
As licenças modulares foram uma forma que o órgão regulador encontrou para acelerar a chegada de mais competidores. São licenças concedidas para que instituições de menor porte possam oferecer serviços específicos que não envolvam captação de recursos. Por exemplo: emissão de cartão de crédito e pagamentos.
Fonte: Folha de S. Paulo