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Descaso dos bancos custa caro à sociedade

Na manhã desta quarta-feira (26), um idoso faleceu em frente ao Bradesco/Vitória da Conquista. Segundo informações dos familiares, Júlio dos Santos, de 79 anos, residia no distrito de Bate-Pé e buscava resolver um problema relacionado à sua aposentadoria.

A fatalidade reacende o alerta sobre a falta de condições adequadas de atendimento, principalmente para o público idoso e acometido por doenças ou deficiências, que recebem o benefício do INSS nos bancos.

Em 2022, os cinco maiores bancos do país (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica e Santander) tiveram um lucro somado de R$ 106 bilhões em 2022. Mesmo assim, insistem em dificultar, cada vez mais, o acesso dos clientes aos serviços dentro das agências, direcionando-os para o autoatendimento nos caixas eletrônicos e aplicativos.

Contudo, os meios digitais não acolhem uma grande parcela da sociedade, que não domina a utilização de dispositivos eletrônicos. A exclusão destes usuários é injustificada, tendo em vista que os mesmos pagam compulsoriamente as altas tarifas e juros cobrados. Além disso, estes clientes ficam vulneráveis à toda sorte de furtos, golpes e fraudes.

A dificuldade para acessar os serviços de forma presencial é gerada, principalmente, pela falta de bancários e pelo número insuficiente de agências. Sem a estrutura correta para atender a demanda, os bancos aglomeram pessoas em enormes filas, muitas vezes no exterior da agência, sem assentos ou proteção contra as intempéries do tempo.

Neste sentido, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região busca esclarecer os usuários dos serviços financeiros sobre os seus direitos, veiculando publicamente os canais de denúncia que podem ser utilizados para coibir os desrespeitos cometidos pelos bancos.

“Primeiramente, gostaríamos de prestar solidariedade à família do Sr. Júlio por esta fatalidade. Este infeliz acontecimento coincide com a campanha que estamos promovendo pelo atendimento presencial nas agências e melhoria dos serviços. Os bancos, têm responsabilidade quando se comprometem em receber as folhas de pagamento, mas demitem funcionários e fecham agências, obrigando os aposentados a chegarem cada vez mais cedo e aguardarem cada vez mais tempo para o atendimento. Em Conquista temos a Lei dos 15 Minutos, que é cotidianamente descumprida. Por isso, a população precisa encampar a luta para que seus direitos sejam exercidos plenamente, denunciando a negativa de atendimento ao Banco Central (ligando para 145), ao Procon (ligando para 77 3429-7858 ou diretamente na sede, Praça Virgílio Ferraz, nº 86, Centro) e, até mesmo, aos vereadores que fazem parte da Comissão de Proteção e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal”, afirma Leonardo Viana, presidente do Sindicato dos Bancários.

 

 

 

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