Home / Banco Itaú / Sindicato protesta contra o fechamento da agência do Itaú de Brumado

Sindicato protesta contra o fechamento da agência do Itaú de Brumado

Na manhã de hoje (31) diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região estiveram presentes na agência do Itaú de brumado protestando contra o fechamento do banco na cidade. A instituição anunciou que no dia 7 de junho, a agência 6783, irá fechar as portas definitivamente, sendo transferida para Guanambi, na agência 7950.

Os banqueiros estão decidindo de forma abrupta encerrar suas atividades, sem considerar o impacto social que tal atitude pode causar. De Brumado a Guanambi, a distância é de cerca de 140 km, o que equivale a aproximadamente duas horas de viagem de carro.

Para os clientes do serviço, essa decisão é absurda. Tânia, usuária do serviço bancário do Itaú, expressa sua indignação: “Essa decisão terá um impacto de 99% na minha vida. Meu marido tem Mal de Parkinson e depende de mim, e eu realizo meus saques aqui. Quero saber o que o banco fará por mim, haverá algum ressarcimento? Fechamos contas que não pretendem sair de Brumado para vir para cá, e agora vai deixar a gente a ver navios?”

O banco chegou à cidade prometendo desenvolvimento e emprego, porém, deixou apenas apenas bancários e terceirizados desempregados, clientes sem o seu serviço e, a população, sem a única agência do Itaú na região. Essa tática de fechamento de agências e demissões não é nova e, em março desse ano, os dados apresentados pelo banco Itaú já se mostravam preocupantes. Foram 239 agências fechadas em todo o Brasil, com 1971 trabalhadores envolvidos. Deste cenário, apenas 74% foram realocados, 8% pediram demissão ou aderiram ao PDV e 18% foram demitidos.

Carlos Alberto, diretor do SEEB/VCR, repudia veementemente essa atitude: ” É revoltante saber que, mesmo com recordes consecutivos de lucros, a ganância ainda prevalece e prejudica toda uma população. Bancários, precisamos estar sempre vigilantes e mobilizados para garantir os nossos direitos. Diversos trabalhadores correm o risco de serem prejudicados, sendo transferidos para outras cidades e podendo sofrer demissões caso não aceitem a transferência para o município de Guanambi.”

Todos esses acontecimento se contrapõe com os altos lucros no qual o banco vem tendo. No início do mês de maio, foi divulgado o lucro líquido do Itaú recorrente ao primeiro trimestre, e houve uma alta de 14,6% sobre o mesmo período do ano passado, totalizando R$ 8,435 bilhões. Leonardo Viana, Presidente do SEEB/VCR, destaca o prejuízo econômico no qual toda a região irá passar: ” O Banco Itaú já lucrou mais de 8 bilhões neste ano. Ele é o recordista de lucro neste país, o que evidencia sua falta de compromisso com seus clientes. Sabemos que esta agência é lucrativa nesta região e é importante que a população tenha conhecimento de que, além de ser lucrativa, ela desempenha um papel significativo na economia do município e da região, pois muitas empresas e clientes mantém suas contas e sua atividade financeira aqui nessa agência.”

Veja Mais!

Audiência na ALBA denuncia descaso do Itaú com os aposentados

Bancários de diversas partes do estado participaram de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa da …