Nessa semana o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região vem realizando ações no banco Bradesco contra a prática inadmissível de demissões, assédio moral e a precarização do atendimento aos clientes. Na manhã de hoje (7), os diretores do SEEB/VCR estiveram presentes nas agências do Bradesco do centro da cidade denunciando as práticas abusivas do banco contra clientes e funcionários.
Com a demissão ocorrida na agência 270 nessa última semana, já somam 9 demissões na região apenas nesse ano. O Bradesco não tem poupado nem mesmo aqueles trabalhadores já afastados por doenças ocupacionais adquiridas no exercício da função pela falta de condições adequadas de trabalho. Essas demissões reduzem o quadro de funcionários e precariza o atendimento para os clientes, além de sobrecarregar os trabalhadores que ficam nas agências.
Além disso, o assédio moral tem crescido assustadoramente. A pressão constante e constrangedora pelo cumprimento de metas inatingíveis e a cobrança pela realização de tarefas sem o tempo e as condições necessárias tem refletido no número de adoecidos e de afastamentos de bancários e bancárias por doenças físicas e psicológicas pelo excesso de trabalho e cobranças inadequadas.
Na manifestação ocorrida, o presidente do SEEB/VCR, Leonardo Viana, denunciou a recente demissão de mais uma bancária da agência: “As demissões que o banco vem fazendo causam essa demora para atender os clientes. Esse tempo que vocês perdem nas filas é fruto de uma política de demissões nefasta que o banco vem praticando, que cada vez mais tira funcionários da agência. A nossa revolta com a demissão dos colegas desse banco é a mesma revolta que vocês sentem ao ficarem aqui esperando horas e horas para serem atendidos.”
Ilma Santana, cliente do banco, chegou para sacar seu dinheiro mas desistiu no meio do caminho: “Só tem um atendente sozinho para atender toda essa demanda. Os idosos não tem lugar para sentar e isso é um descaso para uma entidade que tem vários clientes, tratando-os de forma desumana!”
O fim do assédio moral e a contratação imediata de mais bancários e bancárias é o objetivo principal das manifestações que vem sendo realizadas nas agências bancárias, especialmente no Bradesco pelo grande número de demissões e denúncias de assédio moral que vem ocorrendo com frequência. No protesto, o sindicato buscou conscientizar os clientes e usuários do sistema bancário, sobre a necessidade de denunciar aos órgãos competentes, como o PROCON, Câmara de Vereadores, Banco Central e nos canais internos do banco, as condições precárias de atendimento que o banco vem oferecendo.
Um dos clientes do banco Bradesco, Elir França, reclamou de estar há mais de 40 minutos na fila e afirmou que pretende levar essa reclamação ao PROCON: “Eu estou indignado! Eu vejo falar nessa lei, mas ela não é respeitada. Ao sair daqui, eu vou ao PROCON fazer a denúncia pois isso é uma falta de respeito ao contribuinte, com o cliente.”
Onde denunciar
Em Conquista existe a Lei Municipal nº 1345/2006, que dispõe sobre o atendimento ao cliente por estabelecimento bancário. A legislação regulamenta que o tempo de atendimento deve ser de até 15 minutos, em dias normais, e até 30 minutos, em vésperas ou após feriado prolongado. Para realizar uma denúncia caso esse tempo seja descumprido, é necessário entrar em contato com o PROCON de Vitória da Conquista, pelo telefone (77) 3439-7858. Denúncias também podem ser feitas pelo telefone do Banco Central, 145.