O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região esteve presente na 25º Conferência Nacional dos Bancários, que ocorreu em São Paulo, nos dias 4, 5 e 6 de agosto. Representando a base, participaram como delegados eleitos Leonardo Viana e Sarah Sodré, e como observadores, os diretores Alberto Rocha, Carlos Alberto Gonçalves, Jornan Almeida, Paulo Barrocas. A Conferência contou com a participação de 636 delegados de todo o Brasil e um total de aproximadamente 800 pessoas envolvidas. A delegação da Bahia e Sergipe foi composta por 31 bancários e bancárias, representantes das 13 bases sindicais dos dois estados, definidos na 25ª Conferência Interestadual, realizada em Aracaju, no dia 8 de julho.
Com o tema “Brasil democrático sempre: com distribuição de renda, direitos, emprego decente e proteção ao meio ambiente” o evento debateu a conjuntura, regulamentação das plataformas digitais, reforma tributária, transformações no mercado de trabalho e organização do ramo financeiro. Além disso, foi apresentado o resultado da consulta nacional dos bancários, que foi realizada pela Contraf, em conjunto com sindicatos e federações de todo o país, entre os dias 7 de julho e 2 de agosto. Com a participação de quase 20 mil bancários de todo o país, a pesquisa mostrou alguns dados alarmantes, onde 68% dos entrevistados têm preocupação constante com o trabalho; 61% apresentam cansaço e fadiga constante; 52% disseram estar desmotivados e sem vontade de ir ao trabalho.
Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR, deixa suas considerações em relação ao encontro:”A 25ª Conferência Nacional dos Bancários produziu debates muito ricos, com temas muito relevantes para a política nacional e também para a categoria. Entretanto, precisamos relatar a nossa indignação com a posição da Contraf de não realizar o encontro por bancos, que são tão importantes para discutir a realidade específica de cada grupo de trabalhadores. Ainda mais importante, são os encontros dos bancos públicos, pois são, inclusive, anteriores a esta Conferência Nacional e, por isso, precisamos externar nossa crítica a este posicionamento que julgamos equivocado, ainda mais nesse contexto político de retomada das forças progressistas ao poder, que nos dá a expectativa de reconquistar os direitos que foram retirados da categoria nos últimos 6 anos. No curso da conferência também julgamos importante apresentar o nosso repúdio à fala do governador Romeu Zema que, num claro posicionamento de desrespeito e ruptura da união federativa do Brasil, propôs neste final de semana, a criação de um bloco com estados do sul e sudeste do país para, nas palavras dele, enfrentar o nordeste, coisa que julgamos totalmente irresponsável e inoportuna neste momento de tentativa de reconstruir a unidade nacional, quebrada pelo governo Bolsonaro.”
Além disso, o presidente do SEEB/VCR, discursou durante a plenária Geral, representando a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e a Federação dos Bancários da Bahia e de Sergipe (FEEB/BA-SE). Leonardo falou sobre a importância do trabalho de base, da Consulta Nacional e defendeu a realização dos encontros nacionais específicos por bancos para compor a luta da categoria, e ainda, propôs uma moção de repúdio ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que tem incentivado uma frente do Sul e Sudeste para enfrentamento ao Nordeste. Confira abaixo:
Ver essa foto no Instagram