O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou na manhã desta terça-feira (12), uma manifestação em frente aos bancos do centro de Vitória da Conquista para conscientizar a população e bancários sobre a campanha ”Menos Metas, Mais Saúde”.
A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a sociedade, mobilizar os trabalhadores, e cobrar atitude das empresas e dos órgãos reguladores sobre a importância de estabelecer práticas mais saudáveis e equilibradas no ambiente de trabalho.
Giovania Souto, diretora de saúde do SEEB/VCR, pontua que: ”Os bancos quanto mais lucram, mais tem demitido funcionários e tem cobrado metas cada vez maiores dos seus trabalhadores. É urgente melhoria nas políticas públicas e um olhar mais empático das empresas e da sociedade para os trabalhadores do setor bancário que estão enfrentando problemas de saúde, afinal, a categoria é a que mais se afasta por doenças relacionadas ao trabalho no país, como a LER, a DORT e, mais recentemente, as doenças de trato psicológico como estresse, ansiedade, depressão e sindrome do pânico. A raiz desse problema está na gestão das instituições financeiras, que impõem metas excessivas, pressionam por resultados e recorrem constantemente ao assédio moral”.