Home / Direitos trabalhistas / Atividade formativa aborda três décadas da CCT dos bancários

Atividade formativa aborda três décadas da CCT dos bancários

Evento discute as Convenções Coletivas da categoria desde 1992, quando foi assinada pela primeira vez

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realiza, no próximo dia 11 de dezembro, a Atividade Formativa sobre as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) e os Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) dos Bancários.

Em 2023, a categoria celebra mais de três décadas de sua primeira CCT, assinada em 1992. O evento, na modalidade remota, pela plataforma Zoom, está sendo organizado pelas secretarias de Formação Sindical e de Assuntos Jurídicos da entidade.

A atividade fará abordagem histórica da construção da negociação articulada nacionalmente da categoria, dos principais conceitos envolvidos e suas fases e metodologias adotadas nas últimas três décadas.

O secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, Lourival Rodrigues, observa que “a atividade é oportuna, pois a nossa CCT, com mais de 30 anos, é referência para o movimento sindical brasileiro como exemplo de organização e luta. Esse curso proporciona um mergulho histórico na construção da CCT”.

Além desse panorama histórico, o programa também abordará aspectos jurídicos sobre processos negociais coletivos, com recorte sobre as pautas em tramitação nas cortes superiores e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Diversas cláusulas, tanto da CCT como dos ACTs, com destaque às que tratam da contribuição negocial e da compensação de gratificação, também serão analisadas dentro da atual conjuntura política e jurídica, com foco no debate que ocorre entre centrais sindicais, entidades patronais e os órgãos do governo.

Para o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, “a Atividade Formativa sobre as CCTs e ACTs segue a linha do programa de formação da entidade, que é contribuir com a capacitação dos dirigentes das entidades sindicais bancárias, tanto com subsídios históricos como também com ferramentas para sua atuação”.

O evento, em especial dirigido a dirigentes, terá 300 participantes e duração de até três horas. As vagas já foram preenchidas, e as inscrições estão encerradas.

Fonte: Contraf

Veja Mais!

A quem interessam os ataques à carteira de trabalho?

Quem disse que os motoristas da Uber e os entregadores do iFood consideram os direitos …