Home / Sindicato / Retrospectiva 2023: Sindicato atua para garantir saúde, condições de trabalho e direitos.

Retrospectiva 2023: Sindicato atua para garantir saúde, condições de trabalho e direitos.

Acolhimento dos trabalhadores adoecidos é prioridade

O aumento das doenças relacionadas as atividades laborais trouxeram à tona o debate e a conscientização sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores, sejam eles físicos, mentais ou emocionais. Mas apesar da sociedade estar mais consciente em relação as doenças relacionadas as atividades laborais, ainda estamos longe de termos um ambiente de trabalho equitativo e qualitativo.

Dos 53 Comunicados de Acidente de Trabalho abertos pelo Sindicato em 2023, a maioria são causados por LER/DORT. Porém, nos últimos anos, vem crescendo cada vez mais as aberturas motivadas por doenças psicológicas e a combinação entre as duas doenças. Isso mostra o quanto é precário o ambiente nos bancos.

A diretoria de Saúde promove o acolhimento, a orientação e os encaminhamentos das demandas dos bancários junto aos departamentos intersindicais, ao INSS e ao departamento jurídico do SEEB/VCR, para minimizar os danos à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras causados pela ganância das instituições financeiras.

O Sindicato também está presente no Conselho Municipal da Mulher, Conselho Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Alimentação. Participando ativamente desses conselhos, além de contribuir para a defesa dos interesses da categoria, também desempenha um papel fundamental na construção de uma comunidade mais justa e saudável para todos e todas. Isso reflete o compromisso e a responsabilidade social na promoção do bem-estar coletivo.

“O Sindicato vem acolhendo cada vez mais um número maior de bancárias e bancários que necessitaram de ajuda. Isso demonstra que as condições de trabalho nos bancos precisam melhorar muito. Com as nossas orientações e encaminhamentos em conjunto com o jurídico do Sindicato, temos conseguido reverter um número significante de demissões irregulares promovidas pelos bancos. Estamos sempre acessíveis para atender todos e todas”, considera a diretora de Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador, Giovania Souto.

 

Trabalho de Base: mais de 30 mil km percorridos em 45 municípios

Com o propósito de manter uma proximidade constante com os filiados e filiadas, o Sindicato intensificou suas atividades de trabalho de base, ampliando suas viagens para atender a todas as agências nas cidades que compõem sua área de atuação. Ao longo deste ano, diretoras e diretores percorreram mais de 30 mil quilômetros.

A presença regular nas unidades visa verificar as condições de trabalho e infraestrutura, permitindo ainda o levantamento direto das demandas dos colegas. Ouvir atentamente as preocupações da categoria é fundamental, e as viagens de trabalho serão mantidas no próximo ano. Arnaldo Prates, diretor regional de Poções, destaca que “O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região abrange 45 cidades, e as viagens são realizadas de maneira consistente para assegurar que mesmo as unidades mais distantes não fiquem mais de 45 dias sem a presença da diretoria. Além de fortalecer o diálogo com os trabalhadores, isso nos permite cobrar dos bancos melhorias no ambiente de trabalho e o cumprimento dos termos da Convenção e Acordos Coletivos, bem como da CLT.”

 

Jurídico do SEEB/VCR recupera cerca de R$ 5 mi e reintegra bancários demitidos

Em 2023, a organização e competência do departamento Jurídico do Sindicato alcançaram êxito ao recuperar quase R$ 5 milhões para seus filiados e filiadas por meio de ações vitoriosas impetradas pelos escritórios conveniados. Vale ressaltar que todos esses benefícios foram proporcionados com gratuidade nos atendimentos jurídicos. Alberto Barbosa, diretor de Assuntos Jurídicos, destaca a importância da atuação da entidade na garantia desses direitos: “O Sindicato tem o compromisso de atuar em defesa dos interesses da categoria, incluindo os direitos assegurados pelas leis, acordos e convenções e, por isso, a importância da filiação. Ela não apenas fortalece a representatividade da categoria, mas também, oferece benefícios concretos, como o acesso a orientações e processos jurídicos sem a preocupação de desembolsar valores adicionais.”

Durante todo o ano, o departamento Jurídico manteve suas atividades, realizando audiências presenciais e virtuais em busca da garantia dos direitos dos bancários. Os plantões jurídicos, realizados duas vezes por semana na sede do Sindicato, proporcionaram aos filiados a oportunidade de receber orientações e esclarecer dúvidas diretamente com os advogados. No próximo ano, o escritório Higino & Amazonas será o único conveniado. Essa medida visa otimizar os recursos, mantendo o serviço jurídico eficiente e especializado.

Veja Mais!

Confraternização reúne bancários de Poções e região

      No último sábado (9), a categoria, familiares e convidados se reuniram na …