Dirigentes da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e dos sindicatos filiados se reuniram com representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) nesta terça-feira (2/4), para solicitar a intermediação junto à Caixa sobre dois temas importantes: a redução da jornada de trabalho para empregados com deficiência ou que possuam dependentes nesta condição e o pedido de equiparação da função do Assistente de Varejo da Superintendência Executiva de Varejo (SEV) com o Assistente de Rede.
A redução da jornada para os PCDs e pais atípicos já tem sido adotada por algumas empresas do setor como o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que assinou um acordo sobre o tema em fevereiro, e o Banco do Estado de Sergipe (Banese). Por isso, a Feebbase e os sindicatos entendem que é fundamental que Caixa também garanta este direito aos seus empregados e empregadas.
As entidades sindicais solicitaram ainda que a Fenaban discuta com a Caixa a questão da equiparação da função do Assistente de Varejo da SEV com o Assistente de Rede. Estes trabalhadores executam a mesma tarefa em setores diferentes e deveriam receber a mesma remuneração. Portanto, é justa e legítima a reivindicação destes trabalhadores por equiparação.
“Estes assuntos já foram discutido na mesa de negociação específica com a Caixa, mas o tema não avançou, por falta de resposta do banco. Por isso, nós estamos procurando a Fenaban para intermediar a discussão destes temas importantes para os bancários”, ressaltou o presidente da Feebbase, Hermelino Neto.
Fonte; FEEB/BA-SE.