Após muitas cobranças do Conselho de Usuários, a Caixa apresentou os dados do Relatório de Administração 2023 do Saúde Caixa na reunião extraordinária realizada na semana passada.
Segundo o documento, o Saúde Caixa tem 284 mil beneficiários assistidos, dos quais 45% são titulares e 55%, dependentes (diretos e indiretos). A maior parte desse contingente está situada na região Sudeste Houve ainda uma redução de 1,48% no quantitativo de beneficiários do plano de saúde em comparação à 2022.
O custo total do plano em 2023 foi de R$ 3,2 bilhões, dividido entre despesas administrativas e assistenciais, enquanto foram realizados 4,2 milhões de atendimentos. Foram computados também 19,17 mil credenciados, sendo a maioria composta por pessoas jurídicas. No custo administrativo do Saúde Caixa, a participação do banco ficou limitada ao teto de 6,5% da folha de pagamento.
A reunião extraordinária debateu também o funcionamento da Central de Atendimento e do serviço prestado aos usuários. Os representantes da Caixa, por outro lado, defenderam um formato de custeio para 2024 com foco na contenção das despesas. O discurso em torno da revisão de valores foi criticado pelos conselheiros eleitos.
Os representantes dos usuários cobraram ainda transparência e debate dos dados já consolidados.
Fonte: FEEB/BA-SE.