Absurdo! Na manhã desta terça-feira (30), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região recebeu mais uma denúncia de que o Banco do Brasil do centro de Vitória da Conquista está sobrecarregando seus funcionários diariamente.
O excesso de trabalho, que se tornou rotina para a categoria bancária devido à drástica redução do quadro de funcionários, tem se agravado ainda mais com o fechamento de unidades bancárias. O reflexo dessa situação é evidente: filas imensas e poucos funcionários para atender a demanda.
Outra consequência para esse aumento da demanda no Banco do Brasil é o fechamento da agência do Bradesco em Anagé, onde as aposentadorias passaram a ser recebidas no Banco do Brasil da mesma cidade. No entanto, essa agência não tem capacidade para atender toda a demanda, fazendo com que muitos aposentados precisem se deslocar para Conquista. A agência do Banco do Brasil no centro de Conquista também está sobrecarregada e não consegue atender adequadamente a população de Conquista e Anagé. Com apenas quatro funcionários, cada um precisa atender cerca de 130 pessoas por dia, evidenciando uma estrutura insuficiente para a demanda.
Arnaldo Prates, diretor regional de Poções, ressalta a necessidade urgente de abrir mais agências bancárias, contratar mais funcionários e oferecer condições de trabalho dignas para suprir a demanda da população local: “Na data de ontem (30/07), estive presente na agência do centro do Banco do Brasil de Vitória da Conquista e ouvi relatos de bancários sobre a situação que estão enfrentando. É desumano o que o banco está fazendo; muitos estão trabalhando doentes, e devido à alta demanda de atendimentos, estão tendo dificuldade até para almoçar e realizar suas necessidades fisiológicas.”
As consequências dessa redução de trabalhadores e agências bancárias resultam no adoecimento físico e mental dos bancários, não apenas do Banco do Brasil, mas de toda a categoria, além de prejudicar, diariamente, a população de Conquista e região.