No dia 28 de agosto, celebramos o Dia do Bancário, uma data que reconhece a importância de cada trabalhadora e trabalhador que atua nas diversas funções de bancos e instituições financeiras.
Este é uma data especial, que destaca a força e resiliência da categoria bancária ao longo de mais de 100 anos de história. Os bancários e bancárias são essenciais para o funcionamento da sociedade, e sua trajetória de lutas e organização sindical serve de referência tanto para o Brasil quanto para o mundo. A união da categoria conquistou uma convenção coletiva que é exemplo internacional, com validade em todo o país — uma vitória que só foi possível graças às batalhas travadas lado a lado ao Sindicato.
A história deste dia começa no dia 28 de agosto de 1951, quando o Sindicato dos Bancários de São Paulo deflagrou uma greve após ter suas reivindicações negadas. Naquela ocasião, a categoria pedia um reajuste salarial de 40% e melhores condições de trabalho. Por 69 dias, bancárias e bancários resistiram às pressões do governo e, no dia 5 de novembro, conquistaram um reajuste de 31%.
Em 1952, durante o 4º Congresso Nacional dos Bancários, a data foi oficializada como o Dia do Bancário. Anos depois, em 23 de julho de 1964, foi transformada em lei. Essa mobilização foi um marco histórico, impulsionando a criação de sindicatos bancários em todo o país e se tornando um exemplo fundamental de organização para toda a classe trabalhadora.
O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região parabeniza a todas e todos por essa data tão importante para a categoria e, para comemorar, o Sindicato estará entregando brindes para os bancários e bancárias filiados diretamente nas agências, além de claro, promover a 9ª Feijoada dos Bancários, no próximo sábado (31), para celebrar esse dia tão especial. A luta continua!
Confira a mensagem de Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR:
Ver essa foto no Instagram