Na tarde desta quarta-feira (28), a diretora do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista, Sarah Sodré, participou da Audiência Pública: “Agosto Lilás e as efetivas formas de combate à violência doméstica e familiar”, na sede da OAB de Vitória da Conquista.
“A audiência pública foi realizada para proporcionar o diálogo e debate de diversas instituições e da sociedade sobre a temática da violência doméstica e familiar. Ouvir os relatos de algumas vítimas reforça a necessidade de políticas públicas e sociais além da efetiva implementação de leis como a Lei Maria da Penha. A participação do Sindicato dos Bancários no Conselho da Mulher possibilita a discussão a respeito do tema.”Afirma Sarah Sodré.
Estiveram presentes compondo a mesa: o Presidente da OAB Conquista, Dr. Wendel Silveira, a Diretora Tesoureira, Dra. Daniella Miranda, a Presidenta da Comissão da Mulher e da Mulher Advogada, Dra. Sâmala Santos, a Delegada da DEAM de Vitória da Conquista, Dra. Christie Correia, o Juiz da Vara de Violência Doméstica, Dr. Alerson Mendonça, e a Dra. Rebeca, representando a Dra. Viviane.”
Sobre a data
O Agosto Lilás é uma campanha criada com o objetivo de combater a violência contra a mulher no Brasil, trazendo à tona debates sobre a defesa das mulheres que sofrem violência e disseminando informações sobre o tema. O mês de agosto foi escolhido em alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.
A campanha é de extrema importância, considerando que os dados levantados pelo DataSenado mostram que 68% das brasileiras conhecem uma amiga, familiar ou conhecida que já sofreu violência doméstica. Além disso, a pesquisa “O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra a Mulher” revela que quase 25 mil mulheres foram assassinadas com arma de fogo no Brasil ao longo de 11 anos.
Para denunciar violência doméstica e familiar contra a mulher, ligue 180.