Home / Sindicato / Eventos de formação geraram debates e a construção de ideias

Eventos de formação geraram debates e a construção de ideias

O SEEB/VCR desempenha o papel de organização da categoria, contudo é a participação dos bancários que fortalece o embate em prol de direitos e dos trabalhadores. Para tanto, as atividades de formação e discussão são fundamentais para propiciar a troca de ideias e a união em torno de pautas progressistas.

Em março, o Sindicato realizou um espaço de fortalecimento da luta feminista e em celebração ao Dia da Mulher. O evento “Não aperte minha mente: contra a romantização da sobrecarga e o sofrimento patológico da mulher” contou com a palestra da psicóloga e professora universitária, Ana Mara Dutra, que abordou os desdobramentos da sobrecarga de atribuições na saúde das mulheres.

As bancárias presentes participaram ativamente da discussão, contribuindo com suas vivências e opiniões sobre o trabalho reprodutivo, quase sempre invisibilizado na gestão do espaço doméstico, de socialização e cuidados com a família.

Buscando debater com a categoria a conjuntura dos trabalhadores e as novas adversidades impostas após a retirada de diversos direitos durante o governo Temer e Bolsonaro, o SEEB/VCR promoveu a palestra “Rompendo barreiras: os desafios para os trabalhadores ocuparem espaços de poder”, no dia 19 de setembro.

O espaço teve como palestrante a ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano.

Já no dia 20 de setembro, foi realizado um curso de formação para os delegados sindicais eleitos e diretores. Na oportunidade, Rita Serrano abordou a história do movimento sindical e as dificuldades que a categoria enfrenta na atualidade. Logo após, aconteceu uma oficina prática voltada para o aprimoramento da oratória e da comunicação eficaz, com a especialista em Comunicação Pública, Mariana Freire.

Como parte das atividades do mês da Consciência Negra, o Sindicato propiciou uma noite marcada por reflexões sobre o combate ao racismo. Com o tema “Novembro Negro: Cultura. Identidade. Resistência”, o evento contou com palestras, entrevistas e apresentações culturais que celebraram a ancestralidade e promoveram o diálogo sobre questões cruciais para a luta antirracista.

A professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Gal Novato, especialista em história e memória afro-brasileira, conduziu uma palestra sobre “Racismo Religioso no Ambiente de Trabalho”. O evento contou com a exibição da entrevista com a Yalorixa Ya Rosa d’Oxum, do terreiro Ilê axé alaketu OMI Ogbá, sob o tema ‘’Terreiro: lugar de tradição e afeto’’.

Veja Mais!

16º Congresso da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe acontece sábado (7)

Neste sábado (7), acontece o 16º Congresso da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, …