Filme foi indicado ao London Critics’ Film Awards, premiação de crítica mais respeitada no Reino Unido. Longa-metragem também concorre ao Globo de Ouro e ao Goya
A jornada de sucesso do filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” continua. Na última quinta-feira (19), o longa-metragem dirigido por Walter Salles conquistou uma indicação para concorrer ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira pelo London Critics’ Circle Awards – o prêmio da crítica do Reino Unido mais conceituado.
Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, com participação de Fernanda Montenegro, o filme compete contra: Tudo que Imaginamos Como Luz (Índia); Emilia Pérez (França); Kneecap (Irlanda); e La Chimera (Itália). Os vencedores em todas as categorias serão anunciados em 2 de fevereiro de 2025.
Além dessa indicação, “Ainda Estou Aqui” concorre ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme em língua estrangeira e a atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, na categoria de melhor atriz de drama.
Já no prêmio oferecido pelo Critics Choice Awards (CCA) (procure pelo nome do filme em inglês I’m Still Here), a maior associação de críticos dos Estados Unidos e do Canadá, a obra baseada no livro do escritor Marcelo Rubens Paiva concorre na mesma categoria também contra Tudo que Imaginamos Como Luz, Emilia Pérez e Kneecap e mais os filmes Flow (Letônia) e A Semente do Figo Sagrado (filme iraniano que concorre pela Alemanha).
Nesta semana ainda aconteceu a indicação ao Prêmio Goya, principal premiação do cinema espanhol, na categoria de melhor filme ibero-americano. Na premiação a concorrência é com: Agarrame fuerte (Uruguai); El jockey (Argentina); El lugar de la otra (Chile); e Memorias de un cuerpo que arde (Costa Rica e Espanha).
Também saiu mais uma etapa de pré-seleção para o Oscar e a película está entre as 15 finalistas de Melhor Filme Internacional, contra alguns dos filmes que competem em outros prêmios citados acima.
No Brasil, os filmes “Ainda Estou Aqui” e “O Dia que Te Conheci” (André Novais de Oliveira) são os que conquistaram o maior número de indicações no Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), que deve ser anunciado em 13 de janeiro.
Prêmios
O filme original Globoplay retrata os horrores da ditadura militar brasileira a partir da história do deputado Rubens Paiva – sequestrado e morto, sendo que seu corpo nunca foi encontrado. A obra conta mais de 50 indicações em festivais internacionais e nacionais, de acordo com a produtora. Até agora, o filme teve como principais reconhecimentos o prêmio de Melhor Roteiro no 81º Festival de Veneza, na Itália, e de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá.
Fernanda Torres também venceu como melhor atriz em Filme Internacional na premiação do Critics Choice Awards voltada ao cinema e televisão latino-americanos.
Para completar o rol de conquistas – que devem aumentar em 2025 – “Ainda Estou Aqui” venceu como melhor Filme na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e no Festival de Cinema de Mill Valley (EUA), assim como recebeu o prêmio do Público no Festival De Pessac (França) e o prêmio Danielle Le Roy, eleito pelo Júri Jovem, no mesmo festival.
Fonte: Vermelho