Home / Banco Itaú / Sindicato Realiza Protesto no Dia Nacional de Luta no Banco Itaú

Sindicato Realiza Protesto no Dia Nacional de Luta no Banco Itaú

Nesta terça-feira (08), Dia Nacional de Luta dos trabalhadores do Itaú, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) protestou contra o fechamento de agências, adoecimento mental e precarização do emprego no setor.

O objetivo do ato foi denunciar o fechamento de agências e demissão de funcionários, prejudicando trabalhadoras, trabalhadores, clientes e a economia das cidades. Enquanto lucrou R$ 41,4 bilhões em 2024, ao contrário do que suas propagandas passam, a instituição financeira vem ignorando sua responsabilidade social, deixando bancárias e bancários sob pressão e clientes sem atendimento.

Nos últimos anos, a instituição encerrou as atividades de duas agências na região: uma no Bairro Brasil e outra na cidade de Itapetinga. O fechamento dessas agências impactou diretamente o atendimento e a sobrecarga de trabalho nas duas unidades que restaram em Vitória da Conquista. Além disso, os 3.500 clientes de Itapetinga foram transferidos compulsoriamente e, agora, precisam se deslocar mais de 100 km se quiserem ter acesso ao banco.

“Muitas das agências fechadas são lucrativas e desempenham um papel essencial para as comunidades, principalmente no atendimento a idosos e aposentados. O lucro do Itaú só existe porque é sustentado pelo trabalho árduo de suas bancárias e bancários – profissionais que, infelizmente, ainda enfrentam pressão excessiva e assédio moral no seu local de trabalho. Na região de Vitória da Conquista, o Itaú é o segundo banco com o maior número de funcionários adoecidos, uma realidade inaceitável contra a qual estamos lutar”, denuncia Carlos Alberto, diretor do SEEB/VCR e funcionário do Itaú.

Veja Mais!

Itaú é condenado por obrigar gerente a fazer dancinha em agência

A Justiça do Trabalho condenou o banco Itaú a pagar uma indenização por danos morais …