Home / Sindicato / SEEB/VCR participa de protesto contra a PEC da Blindagem e anistia a golpistas

SEEB/VCR participa de protesto contra a PEC da Blindagem e anistia a golpistas

Na manhã deste domingo (21), centenas de pessoas se reuniram na feirinha do Bairro Brasil para protestar contra a chamada PEC da Blindagem e contra a anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado, do dia 8 de janeiro de 2023.

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) esteve presente no ato através dos diretores Carlos Augusto, Jorge Chagas, Leonardo Viana, e do diretor da federação, Paulo Sérgio, que participaram em conjunto com outros representantes sindicais, deputados, vereadores, artistas e influenciadores digitais.

Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR, pontua que esses atos reafirmam a luta pela democracia e por melhores condições de vida para os trabalhadores: “As manifestações em todo o país refletem o grau de insatisfação da população com a atuação da Câmara dos Deputados, que prioriza pautas de benefício próprio em detrimento de propostas de benefício coletivo que se encontram paradas no Congresso. Portanto, além de protestar contra a PEC e contra a anistia aos golpistas, nós, do movimento sindical, fomos às ruas para cobrar avanços em pautas que afetam os trabalhadores: isenção do imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais, taxação dos super-ricos, fim da escala 6×1 e isenção da taxa de energia para pequenos consumidores do CadÚnico.”

Entenda a manifestação

A mobilização ocorreu de forma nacional em 33 cidades, incluindo todas as capitais. Os manifestantes não pouparam fôlego ao exigir o fim da PEC da Blindagem, aprovada na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (17/9).

A proposta, apresentada por Celso Sabino e aprovada com 344 votos favoráveis, dificulta a tramitação de processos criminais contra parlamentares, ao exigir autorização da Câmara ou do Senado para que um parlamentar possa ser processado no STF. Na prática, isso significa que ações criminais contra deputados e senadores só poderão ser abertas com aval do Parlamento. O texto ainda prevê votação secreta e sem registro nominal de votos.

Além disso, os manifestantes também exigiram a prisão aos condenados por tentativa de golpe de Estado e do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, entre outros crimes.

Veja Mais!

Diretoria do SEEB/VCR realiza entrega de brindes nesta terça-feira (9)

Mais uma entrega de brindes realizada com sucesso! Na manhã desta terça-feira (9), o diretor …