Os diretores Carlos Alberto e Leonardo Viana, do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR), participaram nesta quarta-feira (1º) de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Bahia para debater o descaso do Itaú em relação ao plano de saúde de seus aposentados.
O problema surgiu porque o maior banco do país está impondo aos aposentados a migração para um novo plano de saúde com mensalidades abusivas, mesmo após décadas de contribuição. Essa medida deixa muitos sem assistência justamente no momento em que mais precisam.
Carlos Alberto, que também é funcionário do Itaú, destaca a importância desse encontro para a garantia dos direitos dos aposentados: “É preciso o envolvimento de todos os funcionários para mobilizar os órgãos necessários para solucionar esse problema que afeta a todos. Além dos deputados presentes no encontro, e que se comprometeram a contribuir, é preciso o apoio de outras entidades, como do Procon, do Ministério Público e da OAB, pois a união é que faz a força.”
Já Leonardo Viana destacou o elevado índice de adoecimento entre os bancários nos últimos anos, evidenciando a importância do plano de saúde: “Somos uma categoria que adoece muito no trabalho e, por isso, dependemos do plano de saúde tanto na ativa quanto na aposentadoria. A luta dos aposentados do Itaú hoje também é a nossa luta, porque, diante da dinâmica imposta pela profissão, sabemos que tendemos a nos tornar profissionais adoecidos quando chegar a hora de nos aposentar.”