
Na última sexta-feira (14), os funcionários do Bradesco participaram de uma Assembleia Extraordinária Específica sobre o Sistema de Registro Eletrônico de Jornada.
Na base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, a proposta foi aprovada, com 88,46% de votos no SIM, 10,26% de votos no NÃO e 1,28% de votos em ABSTENÇÃO.
Em todo o país, das 116 entidades que realizaram as assembleias pelo site Votabem, 114 aprovaram.
Novidades no registro de jornada
A proposta aprovada mantém o sistema de ponto eletrônico já utilizado pelos trabalhadores, mas dá início a uma fase de evolução tecnológica que será implementada ao longo de toda a vigência do acordo, entre 2025 e 2027.
A principal mudança será a migração gradual do registro do ponto — atualmente feito no relógio de parede — para o computador dos bancários, em todas as agências e departamentos do banco.
Entre as novidades estão:
Mensageria: avisos na tela alertando o trabalhador quando a jornada estiver prestes a terminar ou quando apontar início de hora extra, por exemplo;
Trava-tela: bloqueio automático da estação de trabalho quando houver irregularidades na marcação do ponto, impedindo o bancário de trabalhar até a regularização.
O acordo não prevê uso de celular, geolocalização ou qualquer forma de monitoramento adicional. As mudanças foram apresentadas pelo banco à Comissão de Organização dos Empregados (COE), com cronograma definido para implementação nacional.
Sindicato dos Bancários Sindicato dos Bancários