Home / Sindicato / Jurídico / 4 homologações em um dia refletem o alto índice de demissões no setor bancário

4 homologações em um dia refletem o alto índice de demissões no setor bancário

Na manhã desta terça-feira (10), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) realizou a homologação da rescisão contratual de quatro bancários. Só em janeiro desse ano foram cinco demissões, quatro do Bradesco — sendo três em um único dia — e uma da Caixa Econômica Federal. Além disso, nessa semana também ocorreu o desligamento de uma bancária do Itaú.

Esse cenário demonstra que não houve mudança na postura dos bancos, que continuam reduzindo o número de trabalhadores assustadoramente ano após ano. Dados de 2025 mostram uma eliminação de 8.910 postos de trabalho do setor bancário no Brasil, e na base de conquista, uma média de 3 demissões por mês.

O Sindicato acolhe as bancárias e bancários demitidos, disponibilizando orientação jurídica para garantir a defesa dos seus direitos, seja com a tentativa de cancelamento da demissão, pela reintegração por negociação ou via judicial, e pelo acompanhamento da homologação.

Homologação com o sindicato: por que esse acompanhamento é essencial

Desde a reforma trabalhista de 2017, a homologação da rescisão contratual deixou de ser obrigatoriamente realizada no sindicato, entretanto, o acompanhamento sindical continua sendo um direito do trabalhador. Sem o acompanhamento do sindicato, muitos trabalhadores acabam assinando documentos sem a devida orientação, abrindo mão de valores e garantias assegurados pela Convenção Coletiva de Trabalho. Por isso, a presença do sindicato durante esse processo segue sendo fundamental para que os direitos do trabalhador sejam respeitados.

Segundo Alberto Barbosa, diretor jurídico do SEEB/VCR, a homologação sem a presença de um representante sindical fere os direitos do trabalhador e beneficia exclusivamente os interesses dos bancos. “A demissão, muitas vezes inesperada, desestrutura emocional e financeiramente o trabalhador. O sindicato dispõe de uma assessoria jurídica gratuita, uma ferramenta essencial para um suporte qualificado. Procurar o sindicato antes de assinar qualquer documento garante um acompanhamento especializado e a certeza de que todos os direitos serão respeitados.”

A secretária-geral, Sarah Sodré, reforça o papel da entidade nesse processo: “O momento da demissão é extremamente delicado. Muitas vezes, o bancário não consegue avaliar todos os detalhes da rescisão devido ao impacto emocional e financeiro. Por isso, durante a homologação, o sindicato analisa toda a parte jurídica, garantindo os direitos desse trabalhador.”

A Assistência Jurídica Garante Direitos para a Categoria

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR), oferece suporte jurídico gratuito e abrangente, tanto para processos coletivos quanto para demandas individuais. A atuação busca assegurar não apenas direitos legais, mas também melhores condições de vida e trabalho para a categoria.

Entre os atendimentos realizados pelo setor jurídico estão audiências presenciais e virtuais, assistência previdenciária, acompanhamento de homologações e encaminhamento de denúncias ao Ministério Público, reforçando o compromisso da entidade com a proteção integral dos trabalhadores.

Mesmo quando os procedimentos ocorrem de forma virtual, o SEEB/VCR assegura a verificação se todas as cláusulas estão em conformidade com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, além de garantir que nenhum valor devido deixe de ser corretamente pago.

Plantões jurídicos: orientação gratuita e especializada

O SEEB/VCR realiza plantões jurídicos semanais, gratuitos, voltados exclusivamente para seus filiados e filiadas. O objetivo é orientar, tirar dúvidas e encaminhar soluções nos mais diversos casos trabalhistas e previdenciários.

O atendimento é feito pelos advogados João Higino e Bruno Amazonas, especialistas em Direito do Trabalho, e pela advogada Thamilla Vilas-Boas, especialista em Direito Previdenciário.

Os agendamentos devem ser feitos com a secretaria, pelo WhatsApp (77) 3424-7186 ou pelos telefones (77) 3424-1620 / 3424-2062. O SEEB/VCR também disponibiliza um WhatsApp para atendimento do setor jurídico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O número é (77) 98115-2694.

Veja Mais!

Sindicato percorre municípios da região e debate impactos da reestruturação do Banco do Brasil

Mantendo o compromisso com a luta pelos direitos das bancárias e bancários, o Sindicato dos …