Desde o anúncio do início do processo de reestruturação do Banco da Brasil, que envolve o Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI), o fechamento de agências e o descomissionamento de funcionários, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região tem realizado ações com o objetivo de impedir a implementação do projeto.
Na última quarta-feira (4) o SEEB/VCR se reuniu com o recém empossado secretário Municipal de Administração, Paulo Williams, para expor os problemas que serão gerados com o fechamento das agências BB/Barão do Rio Branco, Régis Pacheco e Superintendência, além de cobrar do poder público ações para a manutenção das unidades.
Os diretores também apresentaram um documento com 2.600 assinaturas recolhidas com o intuito de que Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) entre com uma ação civil pública contra o Banco do Brasil buscando a reabertura das agências. O abaixo-assinado será protocolado assim que o novo procurador responsável for nomeado.
No mesmo dia, a diretoria do SEEB/VCR entregou nas mãos do superintendente Estadual do BB, Marcos Ticianeli, um documento cobrando a permanência das agências, a manutenção dos cargos comissionados e a contratação de mais bancários.
“O nosso movimento em defesa do BB tem que crescer e somar, pois esta não é uma luta somente dos funcionários: é uma luta de todos nós. Buscamos debater com os trabalhadores e diversos atores da sociedade, promovendo audiência pública na esfera municipal. Também fizemos reuniões com vereadores, superintendente, além do secretário de Administração, que conhece a realidade do banco. Continuaremos cobrando do poder público ações efetivas para manutenção de agências, além da contratação de funcionários e qualidade dos serviços prestados”, afirmou Larissa Couto, vice-presidente do Sindicato.
Aposentadoria Incentivada do BB
Até o momento, o SEEB/VCR já efetivou a homologação de 32 bancários que optaram pela adesão ao PEAI. Em todos os casos, a diretoria tem verificado, juntamente com um advogado, se o cálculo está em conformidade com as cláusulas do plano e informado sobre a possibilidade de reivindicações judiciais, inclusive podendo optar entre os três escritórios conveniados ao Sindicato.
Reestruturação na CEF
Dois grandes jornais do país informaram, na última quarta (4), que a Caixa Econômica Federal pretende fechar 10 mil postos de trabalho. O banco ainda não se posicionou oficialmente, mas, segundo a Folha de São Paulo, o projeto será direcionado aos funcionários que possuem idade de se aposentar e seguem na ativa. Já o Estadão divulgou que será oferecido um plano de demissão voluntária (PDV) a todos os funcionários, e não apenas aos que já podem solicitar aposentadoria.
Na próxima quinta-feira (12), as 9h, em frente da CEF/Vitória da Conquista, acontece um ato pelo Dia Nacional de Luta contra o desmonte da Caixa. Vista a sua camisa preta e participe da manifestação contra a reestruturação da CEF.